Correio Popular Notícia



Semusa realiza campanha de controle do caramujo Africano

Data da notícia: 09/04/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120410c.jpg[/IMG] (Da Redação) Após realizar estudos referente ao assunto a SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), de São Francisco do Guaporé, esta realizando um trabalho diferenciado para o controle do caramujo africano. Em uma reunião os ACS?S (Agentes Comunitários de Saúde), foram capacitados para orientar as famílias no manuseio do caramujo.
A equipe da saúde também distribuiu tambores, em pontos estratégicos da cidade, para que os moluscos sejam depositados. Alem de propaganda volante, um pit stop foi realizado na principal avenida da cidade para distribuição de panfletos e prestar informações referente ao caramujo africano. Elielson Lourenço, secretário de saúde informou que o caramujo-gigante-africano (de nome científico Achatina Fulica) é um molusco da classe Gastropoda, de concha cônica marrom ou mosqueada de tons claros. Nativo no leste-nordeste da África, foi introduzido no Brasil em 1988 visando ao cultivo e comercialização do escargot.
O secretário também explicou que para o controle da espécie, inicialmente é necessário identificar corretamente o caracól africano para que não haja qualquer confusão com as espécies nativas, posteriormente o exemplar deve ser pego com luva ou saco plástico para evitar o contato direto com ele, e deve ser colocado cal ou cloro sobre o mesmo. ?Quando chove muito numa região infestada, é comum observarmos os caracóis subindo as paredes, sendo, então, uma boa oportunidade para efetuar o controle. É preciso observar o local que foi infestado por eles por pelo menos três meses para verificação das reinfestações. O combate químico com o uso de pesticidas não é indicado, pois o produto pode contaminar o solo, a água e até o lençol freático, podendo, assim, levar a intoxicação dos animais e do ser humano, além disso, o molusco pode ser resistente a vários pesticidas?, enfatizou Elielson Lourenço.

CARACTERÍSTICAS - Outra característica importante do caramujo é uma espécie extremamente prolifica, alcançando a maturidade sexual aos 4 ou 5 meses. A fecundação é mutua pois os indivíduos são hermafroditas e podem realizar até cinco posturas por ano, podendo atingir de 50 a 400 ovos por postura. É ativa no inverno, resistente ao frio hibernal e à seca. Normalmente passa o dia escondido e sai para se alimentar e reproduzir à noite, ou logo após as chuvas. A tonalidade do corpo é cinza-escuro e as conchas possuem faixas de coloração variável, de castanho até levemente arroxeado. Os ovos são um pouco maiores que uma semente de mamão, e possuem coloração branco-leitosa ou amarelada disse o secretario.
Em São Francisco as equipes da Vigilancia Sanitaria, Secretarias de Obras, Educaçao e Açao Social tambem estao empenhados nesse projeto. O secretário disse ainda que a atual administraçao está se empenhado para o caramujo africano não se torne uma praga, como em varios municipios. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1511 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.